Todos nós temos algum grau de bagunça. Porém, você já parou para pensar o custo da bagunça?
Algumas vezes, o custo é óbvio, como o juros por pagar alguma conta que estava perdida numa pilha de papéis.
Eventualmente, o custo é mental ou emocional, como se sentir constrangida pelo seu espaço estar bagunçado.
Em outros momentos, o custo dessa bagunça, pode ser uma oportunidade perdida ou não ter tempo para fazer algo que gosta.
Antes de te mostrar os tipos de custo que você está tendo, quero te dizer algumas coisas sobre a desorganização.
Inegavelmente, a desordem é algo que fica no caminho de qualquer pessoa, impedindo que ela viva da maneira que deseja.
Além disso, é capaz de nos coloca para baixo, tanto fisicamente, mentalmente e espiritualmente.
Talvez, você ache que é impossível se organizar. No entanto, a organização é uma habilidade que pode ensinada e, consequentemente, aprendida.
Porém, nem todo sistema de organização funciona para todo mundo.
Exemplos do custo da bagunça
A seguir, vou te mostrar as diversas áreas da sua vida que são afetadas, o custo que essa bagunça acaba te trazendo e uma sugestão de como solucionar.
É provável que em algumas dessas áreas você (ainda) não esteja sentindo o impacto.
Só que é importante já ficar alerta sobre o que pode vir a acontecer se você não der um jeito nela.
Então, vamos lá!
Dinheiro / Financeiro
Problema: Contas não pagas.
Custo: Juros, estresse, conflito familiar e consigo
Solução: Você pode estabelecer um sistema de pagamento para as suas contas. Além de colocar no débito automático ou lembretes no seu celular para o dia de vencimento de cada conta.
Além disso, procure ter um único lugar para colocar as suas contas assim que você as receber.
Mas lembre-se de ser em um lugar onde você as veja!!
Outro problema: Dinheiro perdido, seja cheque, cartão ou em espécie mesmo. Talvez isso seja um exagero para você, porém já vi muito disso com as minhas clientes.
Custo: Dinheiro perdendo o seu valor, cheques não descontados ou aqueles cartões presentes que já vem com um saldo para você gastar e você não usou.
Solução: Procure não ter dinheiro em espécie dentro de casa e saque somente a quantia necessária. Tenha um pastinha para colocar os cheques.
Coisas
Problema: Você não consegue achar as suas coisas. Normalmente, isso acontece nos momentos em que você está mais desesperada ou atrasada.
Custo: É bem provável que você sempre esteja perdendo tempo procurando por alguma coisa. Sendo assim, você costuma se atrasar.
Além disso, você esquece o que tem e, por isso, compra o mesmo item mais de uma vez por não achar ou lembrar.
Pode ser também que as comidas que estão na despensa e geladeira tenham passado da validade.
Por causa disso você vive estressada, constrangida e se sentindo incapaz.
Solução: É importante que você tenha um local definido para cada item e crie o hábito de devolver cada coisa para o lugar certo.
Assim, você saberá onde está aquilo que você procura ou precisa.
Papel
Problema: Habitualmente, você não consegue encontrar papéis ou documentos importantes porque estão perdidos por ai.
Ou então, não consegue achar suas contas recibos para fazer o imposto de renda.
Custo: Quando se perde um documento importante como um passaporte, você pode ter que gastar mais dinheiro para tirar um novo. Em casos mais graves, você pode ter que cancelar uma viagem.
Inclusive, pode perder oportunidades de trabalho por entregar certos projetos atrasados.
Somatizando esses custos, você ainda se sente incapaz, triste e estressada.
Solução: Pense nos tipos de papéis que entram na sua casa, se são correspondências, aquilo que você traz do trabalho, revistas, jornais ou os deveres de casa do seu filho.
Depois de analisar quais são, estabeleça um lugar para cada um dos tipos. Dessa maneira, toda essa papelada não irá se acumular num mesmo lugar e você será capaz de encontrar aquilo que deseja.
Outro problema: Muitas listas de tarefas ou de compras, calendários e cadernos para anotar seus pensamentos.
Custo: Por causa disso, você acaba esquecendo de alguns compromissos e do que precisa fazer ou se sente sobrecarrega por não saber pelo o que começar.
Solução: Ter apenas duas listas de tarefas. Uma onde você irá anotar tudo o que precisa fazer, sinalizando cada tarefa com um grau de prioridade.
Já a outra, será a lista de tarefas diárias, onde você ira selecionar no MÁXIMO 5 tarefas da outra lista.
Na hora de escolher essas tarefas, pense no tempo disponível que você tem, no tempo que tal tarefa te exige e qual irá te trazer mais resultado.
E claro, tenha apenas um caderno para anotar os seus pensamentos e procure deixar ele sempre no mesmo lugar.
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Pessoas
Problema: Viver com vergonha de chamar as pessoas para a sua casa, com medo de ser julgada.
Custo: Ansiedade, isolamento, depressão, conflitos familiares, problemas com os amigos.
Solução: Procure criar um sistema para manter a sua casa organizada.
Caso você não consiga organizar a sua casa sozinha, eu te aconselho a buscar a ajuda de uma personal organizer.
Outro problema: Acabar fazendo tudo sozinha.
Custo: Tempo e energia. Deixar de fazer outra coisa que era mais importante.
Solução: Delegar as tarefas. Com isso, você terá mais tempo para fazer as coisas que gosta ou a sua prioridade no momento.
Espaço
Problema: Não conseguir usufruir totalmente dos seus ambientes ou não usar determinado espaço de acordo com a sua função.
Custo: Ter que alugar um espaço apenas para colocar o excesso, como algum storage box. Pode acontecer de danificar alguns itens por eles não estarem armazenados apropriadamente.
Além do mais, dificuldades para limpar e organizar os lugares.
Solução: Criar um sistema para manter a sua casa em ordem ou buscar a ajuda profissional caso não consiga lidar sozinha com a bagunça.
Tempo
Problema: Dizer “sim” para os outros quando você deveria dizer “não”.
Custo: Falta de tempo para lidar com a sua casa e com as suas próprias metas e prioridades.
Lembre-se, toda vez que você diz “sim” para algo você está dizendo “não” para outra coisa.
Solução: Aprender a dizer não e organizar os seus horários.
Outro problema: Procrastinação, ou seja, evitar encarar a bagunça, gastando o seu tempo com outras tarefas que não são prioridade.
Custo: Você não consegue organizar a sua casa, não conclui aquilo que de fato é importante. Sendo assim, você se sente frustrada, irritada e acaba tendo problemas com a sua família.
Solução: Torne a tarefa de organizar divertida para você. Procure colocar uma música animada ou chame uma amiga.
É importante que você também defina pequenas metas para manter-se motivada.
Então, da próxima vez que você pensar em desistir de organizar a sua casa, relembre o custo da bagunça.
Portanto, pergunte-se:
- Qual o custo que essa bagunça me trará?
- Isso vai me afetar financeira, mental e/ou mentalmente?
- O que eu estou deixando de ter, fazer ou ser por causa dessa desorganização?
- Será que eu realmente posso não me organizar?
Se o seu maior obstáculo for o constrangimento de buscar ajuda, tenha em mente que um profissional capacitado não irá te julgar, mas sim criar meios para que você aprenda a se organizar sozinho.
Caso você esteja tendo outros custos com a bagunça, me conte aqui nos comentários!
Bem, espero que você tenha gostado. Se achar que esse post servirá para alguém, compartilhe-o!
Até breve!
Beijo,
Cintia
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Obrigada, Francisca! Isso me motiva a ajudar cada vez mais. Beijos!