12 Maneiras para construir uma rotina essencial

Mais organização

12 Maneiras para construir uma rotina essencial

Cintia Castorino
Escrito por Cintia Castorino em 26 de maio de 2016

Olá, queridas!

Já conheceu ou conhece alguém que sempre acorda na maior correria e tem que em 1 hora e meia: aprontar o café da manhã para a família, arrumar as crianças para a escola, checar as mochilas, dar a comida para o cachorro, se produzir toda, secar cabelo, fazer a maquiagem, se vestir e sair para trabalhar?

Pode  até ser que essa não seja a sua realidade na íntegra mas cada vez mais me deparo com pessoas reclamando da falta de tempo e do excesso de coisas a cumprir.

A cena acima é para ilustrar como muitas pessoas vivem hoje em dia: fazem um turbilhão de coisas ao mesmo tempo.

Às vezes, é muito bom dar um passo atrás e realmente examinar seus hábitos diários. Será que você não está desperdiçando o seu tempo fazendo coisas totalmente desnecessárias? Caso perceba que sim, é hora de você construir sua rotina essencial.

Como sempre fui uma pessoa muito dinâmica, tinha a necessidade de fazer várias coisas ao mesmo tempo e até hoje ainda me disciplino para não abraçar Deus e o mundo…

Simplesmente não dá. O dia tem 24 horas e isso NUNCA  vai mudar.

Por mais que você queira, não conseguirá fazer tudo o que tem que fazer num único dia.

Você se sente sobrecarregada com todas as coisas que precisam ser feitas? Não sei o que são , mas se você se sente já no seu limite de forças e praticamente paralisou, é bem provável que tenha chegado no seu limite.

Saiba que esse sentimento de exaustão nada mais é do que um baita estresse e igualmente um alarme do seu corpo para que você reduza o ritmo e comece a olhar os seus hábitos para que continue a funcionar de uma maneira mais…suave, digamos.

Particularmente, aprendi que – SIM -, temos que cortar muitas coisas e compreendi que existem maneiras de simplificar o que já era razoavelmente uma rotina simples. Estou convencida  de que “o mais fácil é melhor.”

Está procurando outras meios de organizar o seu dia, ter a sua própria rotina essencial?

Aqui estão algumas dicas de como  você poderá fazer para construir a sua nova rotina:

1. Escreva todas as cosias que têm que fazer frequentemente.
Sério, escreva tudo mesmo. Se tem que dirigir até algum lugar, fazer os lanches das crianças, limpar a casa, fazer compras, abastecer o carro. Não importa o que seja – tudo toma tempo.

2. Escreva todas as coisas que você não está fazendo e que realmente precisam ser feitas. Você tem que escrever coisas como: correr ou caminhar na parte da manhã ( ou na sua melhor hora), buscar as roupas na lavanderia, terminar o projeto de trabalho, organizar as contas pagas e não pagas, etc.

3. Olhar para a sua lista e começar a eliminar o que não dá para fazer. Se não for essencial, livre-se!

4. Quando você estiver super cansada, olhe para a sua lista de novo e elimine mais coisas. A exaustão pode lhe ajudar a enxergar o que não é necessário na sua agenda.

5. Agrupe suas tarefas. Talvez você possa consolidar todas as suas tarefas numa única viagem. Se tiver que ir à rua, veja logo tudo o que você poderá fazer no percurso: ir ao banco, fazer compras, buscar roupa na lavanderia, o dentista,etc. E se já estiver na rua, veja tudo o que você pode adiantar antes de voltar para casa.  Assim você otimiza o seu tempo.

6. Automatize tudo o que puder. Algumas contas você poderá no débito automático, fazer compras pela internet, etc.

7. Agora, olhe para a sua lista e veja se você pode achar alguém para fazer algumas coisas para você. Não tenha receio em delegar.
Até os seus filhos poderão contribuir com algumas tarefas de casa. Atribua a cada um pequenas ações que já adiantarão o seu dia: arrumar o quarto, dobrar as roupas que ficam amontoadas, guardar os brinquedos. Claro que cada tarefa deve ser de acordo com a idade da criança. Na hora do jantar, peça ao maridão lavar e guardar a louça. Trabalhar em equipe fica mais fácil e prazeroso!

8. Se você estiver numa situação complicada,seja de trabalho ou saúde, considere pagar alguém para lhe ajudar. Mesmo que seja temporariamente, contar com alguém nas horas difíceis, tirará um grande peso dos seus ombros. Contrate uma pessoa para a limpeza pesada, para passar roupa ou uma cozinheira uma vez por semana para deixar as refeições prontas para a semana.

9. Mapeie sua  nova rotina. Costumo usar um calendário grande mostrando todo o mês, onde eu possa enxergar tudo o que tenho que fazer. Anoto tudo. Isso funciona maravilhosamente bem para mim. Veja como você prefere deixar à mostra a sua rotina: num mural, numa memoboard, num painel de cortiça ou na sua agenda.

10. Faça uma lista das tarefas que costuma adiar.Marcar exames, médicos, buscar roupa na lavanderia, preparar o menu da semana, etc.) Isso irá lhe ajudar a manter tudo sob controle e não esquecer do que tem a fazer. Não adicione essas tarefas na lista das coisas que você jamais irá esquecer: levar as crianças à escola, fazer o café da manhã, etc.)

11. Siga a sua nova rotina mesmo que ela pareça simples demais. Tem dias que a sua cozinha parece não estar suja ( principalmente se você costuma comer na rua). Aí, você fica tentada a não seguir a rotina de limpá-la, certo? Porém, deixando de fazer isso – a limpeza – , você estará procrastinando. Faça o que foi estipulado para o dia e veja como as coisas não sairão do controle. Fora ter a sensação de dever cumprido.

12. Resista à tentação de adicionar mais coisas a sua rotina. Mantenha-a simples. Preserve o seu tempo.

O que é essencial a sua rotina? O que você poderia retirar dela para que o seu dia corresse melhor? Deixe-me saber através dos seus comentários quais são as sua dificuldades para se organizar.

Ficarei muito feliz em ouvir você. E se acredita que esse post possa ajudar alguém ,compartilhe-o, por favor!

Espero que tenham gostado. 🙂

Até breve!

Beijo

Cintia

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 Replies to “12 Maneiras para construir uma rotina essencial”

FRANCISCA DE ASSIS DANTAS

Obrigada por você existir, vou tentar fazer estou exausta.

Cintia Castorino

Olá, Francisca! Fico muito feliz que tenha lhe ajudado. Muitas vezes, o mais difícil é começar…mas não desista! Toda mudança sempre gera algum desconforto pois saímos da nossa zona de conforto, não é verdade? Mas pense no que você irá ganhar! Bem, o que precisar, conte comigo! Beijos, Cintia

FRANCISCA DE ASSIS DANTAS

Preciso do modelo do calendario como conseguir°?

Cintia Castorino

Francisca, posso mandar o modelo para esse e-mail? Te aguardo!