Dicas de como organizar os papéis

Mais organização

Dicas de como organizar os papéis

Cintia Castorino
Escrito por Cintia Castorino em 8 de novembro de 2016

Olá, queridas!

Como muitas pessoas que possuem TDAH, uma das minhas clientes sempre se viu sobrecarregada com mil pilhas de papéis a serem organizados no trabalho e em casa.

Ok, para mostrar a realidade da situação: seu escritório era tomado de caixas de papéis, notas, recibos, artigos, contas…

E enquanto estive com ela para ajudar a criar um sistema onde ela pudesse organizar sozinha, percebi a grande dificuldade em tomar uma decisão.

Geralmente, quem tem TDAH, fica apreensivo só em pensar no que tem que fazer. E de artigo em artigo que acha interessante numa revista, todos se tornam importantes!

Assim, como determinar de imediato o que deve ser descartado? Não  conseguindo agir prontamente, colocam de lado para “descobrirem” o que podem fazer com aquele papel…

Aqui, no Brasil, não sei das estatísticas de quanto um brasileiro recebe de correspondências a cada mês, entre revistas, solicitações de cartão de crédito, catálogos,etc. Nos EUA, um americano recebe em média, montanhas de lixo postal, 03 revistas, 06 catálogos, e 10 solicitações de cartão de crédito. E quando você adiciona recibos, artigos recortados de revistas, e aqueles canhotos de compras, não é de se admirar que pilhas de papéis tomem conta das casas de uma maneira avassaladora.

Barbara Hemphill, uma portadora de TDAH e autora do livro em inglês, Taming the Paper Tiger, resume o problema da seguinte maneira: ” As pilhas de papéis representam decisões não tomadas. É difícil focar tempo suficiente para tomar uma decisão a respeito de cada pedaço de papel. E se um documento precisa ser arquivado, quem tem TDAH, pode pensar em 17 maneiras para fazer isso. além disso, há também o fato de que manusear papel é entediante. Nossas mentes vagam nessa tarefa…”

E você, como está a sua situação? Está sobrecarregada com a quantidade enorme de papéis que vem ao seu encontro?

Fique aqui comigo e veja esse sistema para você dar um fim às pilhas de papéis!

Documentos Representam Ações

Qual a solução para o seu problema de papel? Pare de tratar cada pedaço de papel da sua casa como algo sem vida. Ao invés disso, veja cada um como uma AÇÃO A SER TOMADA.

Vamos dizer que você esteja vasculhando as suas pilhas de papéis. Classifique tudo em três categorias: “JOGAR” – papéis que serão descartados. “ARQUIVAR” – papéis que serão arquivados. Agora, papéis que requerem uma ação,coloque na pilha “AÇÃO” – por exemplo  como dar um telefonema, mandar um e-mail, tem que ser entregue à alguém, que precisam de uma assinatura, que pertença a algum projeto, etc.

Classifique rapidamente e não agonize em cima da suas decisões. Peça a um amigo ou familiar para ser seu “braço direito”, enquanto você trabalha nessa tarefa ou contrate uma Personal Organizer.

E você pode estar se perguntando como lidar com as pilhas de papéis que estão na categoria “AÇÃO”.

A proposta é pegar cada papel da pilha “AÇÃO” e escrever num post-it a próxima ação a ser dada.
Não a ação final ou todas as ações a serem tomadas.
Apenas a próxima ação a ser dada por você, descrita com palavras e frases. Mova o papel para um local que faça você completar essa ação.

Você irá pensar rapidamente o  que fazer com cada papel e definirá  o local onde for melhor para você visualizar e lembrar!

Se tiver que distribuir pela casa, tudo bem! Isso torna o processo menos monótono e ajuda a dissipar a energia reprimida. Você pode até fazer um pouco diferente…Não tem problema desde que você se atenha a ideia básica.

Esse sistema funciona para quem tem TDAH porque reduz a incerteza do que fazer com cada papel. Todos os papéis serão jogados fora, arquivados ou terão uma outra ação. Apenas tenha certeza de não ficar movendo os papéis infinitamente. Se você mudar a “ação” mais de duas vezes, provavelmente sua ação não está sendo específica o bastante, ou então você precisa de mais informação para decidir qual ação irá tomar.

Dependendo da quantidade de papéis que você tiver, o processo levará uma manhã inteira ou alguns dias. Uma vez que o sistema para organizar os papéis esteja estabelecido, você poderá manter a bagunça de papéis no mínimo. Não será um alívio?

COMBATENDO AS PILHAS DE PAPÉIS

Uma vez que você  tenha  descartado os papéis que não precisa mais e arquivado aqueles que você pode precisar no futuro, ainda lhe resta a pilha dos papéis da “AÇÃO”.

Como ter certeza de que documentos não ficarão parados por meses, zombando da sua inação? Pegue cada documento e escreva nele a ação a ser tomada. Não, as ações finais! Somente a próxima a ser tomada.

Então, coloque cada papel da categoria “AÇÃO”  no local mais provável para que você cumpra com o que escreveu.

Bem, tudo na nossa vida depende das nossas ações. Assim, você tem que se comprometer com você mesma de que deseja mudar e aprender um nova forma de lidar com o transtorno.

Pense:

O que estou ganhando ou perdendo não agindo?
Como ficará a sua vida sem realizar essa tarefa?
Que impactos negativos sua vida receberá?

Deixe aqui os seus comentários, dúvidas ou sugestões. Ficarei muito feliz em ouvir você.

E, lembrou de alguém querido? Compartilhe esse post com essa pessoa! Ajude-a também a se organizar.

Até o próximo post!

Beijo

Cintia

 

 

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Replies to “Dicas de como organizar os papéis”

FRANCISCA DE ASSIS DANTAS

Amando todas as dicas e super compartilhando em meu grupos.
Obrigada por voce existir.
Francisca

Cintia Castorino

Oi Francisca!
Fico muito feliz que esteja amando as dicas e compartilhando nos seus grupos.
Esse feedback é muito importante.
Tem algo que você gostaria de saber sobre organização que te incomoda muito?
Viu que agora tem vídeo? O que achou?
Super Beijo, Cintia