Olá, queridos!
Quantas vezes por dia você diz a frase: “Meu dia deveria ter 48 horas!”
Se você concorda com isso, pode ser que não esteja sabendo muito bem como lidar com as sua tarefas. Mas, acredite, com essas 05 dicas que irei te dar, você entenderá que administrar o tempo não é um bicho de sete cabeças!
Ahh… Já ia me esquecendo! No meio desse artigo e no final, tem um presente para você melhorar ainda mais a organização do seu tempo, ok?
Tenho pensado faz um tempo sobre essas questões de como “não ter tempo” afeta a vida de muitas pessoas. A minha experiência como Organizadora sempre me induz “a fazer agora”, a não procrastinar, mas têm momentos em que, literalmente me encontro impossibilitada de “fazer imediatamente”. Confesso que quebrar o meu ritmo me irrita um pouco, pois os imprevistos acontecem: a campainha toca e o porteiro quer relatar algo sério, o telefone toca e é algo que é importante, enfim, tudo pode acontecer…
Por isso, passei a observar as vezes em que quis “fazer agora” mas não pude por várias razões – e o que fiz nessas situações.
Veja aqui as dicas:
#1. ANOTO TUDO:
Acontece muitas vezes durante um dia específico em que literalmente não consigo “fazer imediatamente” aquilo que me propus. Então, nesses casos, usualmente anoto as coisas que precisam ser feitas.
Como você vai anotar? Bem, eu anoto na agenda do meu celular, num aplicativo chamado “Any.DO”. Nele, escrevo tudo que ficou pendente ou que a qualquer hora eu pense em algo que precisa ser feito mas não tenho tempo para fazer naquele exato momento. Seja consistente nas suas informações para que nada escape. Depois, tento colocar um “x” em tudo mais tarde.
Se estou na minha mesa de trabalho, minha agenda de papel está do meu lado. Always!
Aproveite para deixar um caderno de anotações próximo a despensa também para anotar os produtos que faltam ou qualquer outro item que tenha que ser comprado. Na hora de ir às compras, a lista estará pronta.
#2. ME ORGANIZO NA NOITE ANTERIOR
Essa é uma dica simples mas que dará a você um resultado maravilhoso. E para quem não gosta de se planejar, experimente!
Tente planejar todas as suas tarefas, das mais corriqueiras às mais complexas, distribuindo-as durante o dia. Visualizá-las facilita bastante.
Esse hábito permitirá que você não se preocupe no dia seguinte quando tudo puder acontecer ao mesmo tempo e você terá que decidir o que fazer.
Com um roteiro fica bem mais simples de você executar as suas atividades…
#3. CLASSIFICO MINHA LISTA “O QUE FAZER” POR PERÍODOS DE TEMPO
Tenho uma cliente que diz que faço tudo a um “nível asiático”. Na verdade, depois que você tem filhos, o tempo não pertence mais à você. São tantas tarefas que você tem que administrar: quanto tempo você leva para cozinhar, para dar banho no bebê, etc. Resumindo, para tudo!
Assim, aprendi a cronometrar o tempo que levo para executar as minhas tarefas. Uma vez que você consiga fazer isso, perceberá o tempo gasto em cada uma das suas ações e conseguirá transformá-las em pequenos projetos aqui e ali, baseadas no tempo que você gasta.
Por exemplo, se você tiver um tempo extra de 10 minutos, veja o que poderá fazer dentro desse período. Lavar uma louça? Colocar algumas roupas na máquina de lavar? Se você tiver 5 minutos, que tal tirar a roupa seca do varal e dobrar para passar?
Quando se tem crianças pequenas, todos esses preciosos minutos passam voando! E são super eficientes, diga-se de passagem…
Você poderá achar que não fez muito, mas progresso é progresso, mesmo que sejam apenas 05 minutos.
Ahhh… Já ia me esquecendo! Com essas 03 dicas aqui, sei que se você implantar na sua rotina, já irão ajudar bastante. Mas me diga: Você possui uma grande dificuldade em administrar o seu tempo? Você se sente mal por não saber se organizar? Adoraria saber como você poderá modificar a sua situação atual?
Saiba que sou uma profissional que ajuda na TRANSFORMAÇÃO das pessoas e estou disposta a te oferecer muito mais.
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#4. ESTOU SEMPRE PENSANDO: ” O QUE FAZER AGORA”
Tenho que dar conta de tudo em casa já que não tenho uma secretária para me auxiliar nas tarefas de casa.
Sempre existem coisas que precisam ser feitas…SEMPRE! E enquanto me dou conta de que não posso fazer tudo, se estou constantemente pensando em “O que posso fazer agora”, mais eu consigo realizar durante o dia.
Claro que isso varia de pessoa para pessoa. Cada um tem o seu ritmo.
Não que eu me coloque no limite. Não me permito ficar estressada. Mas, procuro fazer logo o que tem que ser feito, principalmente o que estiver numa lista (como mencionei na dica #1, acima). Assim, procuro revisar minha lista para ver se há algo a ser feito e eliminar de vez.
#5. TENHO PRAZER EM ESTAR OCUPADA
Sim, eu costumo relaxar e fazer outras coisas também – mas para mim, a maioria das coisas que na verdade tenho prazer em fazer são “tarefas”. Eu absolutamente AMO organizar qualquer coisa, e também, limpar.
Adoro saber que minha casa está em ordem, de que estou planejando algo para fazer, de saber que posso fazer as coisas “AGORA”, e que me proporcionará mais tempo, pois não terei que fazer mais tarde…
É desse jeito que fico ligada desde o início do dia – e sim, tenho plena noção de que não é todo mundo que fica ligado assim como eu fico (muitos dizem que não sou normal, que não me canso…)
Admito que ser do jeito que sou é uma tremenda ajuda quando chega o momento do “FAÇA AGORA”, mas me sinto tranquila por saber que não é essencial ser capaz de “fazer agora” em muitos casos. Muitas pessoas acabam se tornando mais proativas quando chega a hora do “faça agora”.
Então, você percebeu as suas dificuldades? Acredita que eu posso te ajudar de uma maneira mais intensa? Concorda que fazer sozinho é mais difícil? Não protele mais com a decisão de mudar!
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Espero que tenham gostado! Deixem aqui seus comentários, dúvidas e sugestões. Será um prazer ouvir você.
E se achar que este artigo poderá ajudar alguém, compartilhe!
Obrigada por lerem.
Super beijo
Cintia
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