Organização Da Casa:
8 Estratégias Para
Mulheres Com TDAH

Quanto mais avançamos na era da modernidade, mais tarefas abraçamos.
E neste turbilhão de coisas a fazer – trabalho, marido, filhos, casa, lazer e você mesma – se não tivermos uma estrutura montada, a desorganização se instala rápida e facilmente.

Estudo muito a respeito do impacto que o déficit de atenção tem na vida das mulheres, e não são poucos os relatos, dizendo o quanto é catastrófico equilibrar tantas coisas ao mesmo tempo.
Tarefas que para a maioria das mulheres neurotípicas é simples, para uma mulher com TDAH se torna bem mais complicada.

Organização da casa?
Quantas vezes você não se perguntou: “Por que eu não consigo? ” ou “Por que eu vivo falhando em coisas tão corriqueiras e fáceis?”.

Caso ainda não saiba, há uma razão para este comportamento, mas o post de hoje não se trata disso e sim de estratégias para você lidar com a organização da casa e com a bagunça.

SIIIIIM, existem estratégias que funcionam para mulheres com TDAH!
Estas estratégias foram experimentadas e testadas por duas mulheres que tem TDAH e são adequadas exatamente para o seu tipo de cérebro.

Veja o que funciona para você e descarte o que não funcionar.
Vamos às dicas!

ORGANIZAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DA BAGUNÇA

1. CLICK!
Não consegue se desapegar de um monte de coisas? Muito sentimental, principalmente de coisas que recebeu de alguém?

Bem, já que acumular está fora de questão, a regra é descartar o que não faz diferença na sua vida, e claro, que você não tinha a mínima ideia de que existia até você olhar para elas nas suas mãos.

A solução para os itens mais especiais, como “aquele” projeto de arte do filho no primeiro ano da escola ou “aquela” colcha que herdou da sua avó, é tirar uma foto para você lembrar.
Quanto ao resto, descarte!

2 DESCARTE SEM DÓ NEM PIEDADE
Vamos combinar: você realmente precisa ter 10 tons de batons vermelhos na gaveta? 10 camisetas da Disney com a cara de cada personagem? 10 camisetas da Ralph Lauren – do mesmo modelo – cada uma de uma cor?

Acredito que como no seu armário não tenham somente estas peças, livre-se do excesso e mantenha as que mais gosta.

3. DOME O MONSTRO DO PAPEL
Se você não quiser a sua casa invadida pelo monstro do papel, impeça imediatamente a entrada livre que ele tem.

Sim, ele é sorrateiro e quando você menos percebe, a casa inteira estará ocupada por ele, seja no balcão da cozinha, na mesa de jantar, na mesa de centro, nas mesinhas de cabeceira, pufes, cestos e por aí vai.

Primeiro passo: jogue fora todo e qualquer papel que você disse “que ia ler” (passaram-se 6 meses e você ainda não leu e não lerá, acredite!).
Não renove as trocentas assinaturas de revistas e jornais que têm, se tiver algumas preferidas, adote as digitais.
Procure ser mais digital com as contas, não recebendo impressas, assim como os extratos bancários.

4. ROTULE TUDO
Você já sabe que esquece as coisas, não?
Por isso, pare de usar o seu precioso cérebro para lembrar dos pormenores.

Ao invés disso, rotule tudo o que achar necessário.
Gavetas do armário e banheiro, cestas na lavanderia e no gabinete do banheiro, prateleiras na despensa e potes que vão para a geladeira.
Tudo que tiver uma informação importante para você deve ser rotulado.

5. ENCONTRE OS SEUS ÓCULOS
Fica desesperada por não saber onde colocou os óculos de leitura?
Primeiro, veja o melhor local para deixá-lo e providencie um organizador para colocá-lo.

6. SINALIZE O QUE ESTÁ FAZENDO
Seja lá qual for a tarefa que estiver fazendo, quando tiver que interromper, deixe sinalizado o que está fazendo.
Por exemplo: você está fazendo a triagem dos papéis e tem que parar. Deixe escrito num post-it qual seria a sua próxima ação.
Desta forma, você se lembrará e não perderá tempo.

7. ANOTE TUDO!
Lembrar de anotar tudo pode ser complicado para você mas vale a pena o esforço de incorporar este hábito.
Deixe um caderno e post-its ao lado de cada telefone.
Toda nota que fizer num post-it deverá ir para o caderno ao final do dia.

Esta ação irá lhe salvar em muitos momentos, além de eliminar todos os milhões de papeizinhos que estão soltos na sua casa.
Claro, esperando serem eliminados…

Tudo que aqui é proposto ajudará você na sua organização.

Lembre-se que são estratégias que você poderá “aperfeiçoar”, observando a sua maneira de lidar com as coisas.
O mais importante é que tenha a ver com a sua maneira de processar algo e de fato lhe ajudar!

Espero que tenha gostado e não deixe de compartilhar com aquela amiga igual à você.
Querendo saber mais como posso lhe ajudar, me mande um email ou fale pelo Whatsapp.

Sugestões, comentários ou dúvidas sempre serão bem vindos!

Até o próximo post.
Beijos
Cintia

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