O Pilar Fundamental
Para Você Conseguir
Se Organizar

Depois de 9 dias de férias, me sinto revigorada e com novas ideias!

Hoje, vamos dar continuidade aos pilares da organização e cada vez mais compreendo que para muitas pessoas não basta querer se organizar.

Com certeza, você já sabe o que fazer, já tentou várias vezes e… acabou não dando conta sozinha.

Pode ser que você se sinta totalmente incapaz, incompetente até, por não conseguir executar o que deseja.

E para quem tem déficit de atenção, isso se torna um desafio bem maior.

Apesar de mencionar o déficit de atenção como um fator que contribui para a pessoa não conseguir se organizar como gostaria, aqui não estou determinando que você tenha.

O mais importante é você se identificar com os problemas que a desorganização trazem para a sua vida e como poderá solucioná-los, ok?

Voltando para o nosso assunto, o que acontece  e talvez você não saina ainda) é que é necessário criar uma rede de suporte para as tarefas que sejam mais desafiadoras para você.

O suporte é simplesmente uma das estratégias mais eficazes para que você faça o que deseja.

Vamos às dicas?

1. Recrute Ajuda

Para de tentar ser uma pessoa comum que consegue administrar as coisas como uma pessoa que não tem TDAH.

Quando falo em ajuda, isso significa, outras mãos, alguém que levante a sua moral e te incentive a prosseguir, ou alguém que funcione como um”body double”, um suporte, podemos dizer.

Esta pessoa é alguém que está fisicamente presente enquanto você executa uma tarefa, mas não faz a tarefa com você.
Ela será a sua âncora para que você faça a tarefa que precisa fazer.

2. Coloque As Contas No Débito Automático e Elimine As Contas De Papel Quando Possível

Você pode ficar tremendamente surpresa (ou talvez não) em como muitas pessoas com TDAH tem a sua energia apagada por não conseguirem pagar as suas contas em dia!

Na maioria das vezes, isso acontece porque as contas estão perdidas numa montanha de papéis bagunçados (em cima da bancada de trabalho ou da mesa de jantar) e claro, a data passou totalmente despercebida.

Evite taxas de atraso – e mais uma pilha extra de contas não pagas – providenciando o débito automático para que as contas sejam pagas na data correta a cada mês.

Caso você se sinta intimidada só em pensar nesta proposta, peça a um amigo(a) que tenha habilidade digital para lhe ajudar a fazer este processo de colocar as contas em débito automático e salvar as contas colocando em arquivos no seu computador.

A minha conta de cartão de crédito é assim: vem por e-mail e eu salvo.

Você vai despender um pequeno investimento de tempo face a economia que fará deixando de pagar as contas em atraso.

3. Contrate Uma Profissional De Organização

Se a sua desordem está deixando você super sobrecarregada, não se sinta envergonhada em contratar uma Personal Organizer.

Não enxergue isso como um compromisso de longo prazo – às vezes, um único dia é suficiente para que você tenha a ajuda para lidar com a bagunça, aprendendo como fazer o descarte, como categorizar e principalmente, desenvolver novos hábitos para manter tudo organizado.

E aí, o que achou dessas dicas? Acredita que serão fáceis para você implementar?

Compromete-se a mudar pouco a pouco, consolidando o que aprendeu.

Compartilhe se gostou e deixe aqui seus comentários, dúvidas ou sugestões. Ficarei muito feliz em te ouvir.

Até breve!
Beijos
Cintia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *