Você Sempre Esquece Onde Coloca As Suas Coisas?

Você chega em casa super cansada, ainda na correria, e assim que abre a porta de entrada, despeja bolsa, chaves, óculos, celular -tudo que tem, na verdade- em qualquer lugar?

Mas, como sua jornada ainda não acabou, sua atenção se volta para os filhos, para a comida que tem que ser feita, para as pilhas de roupas a serem lavadas, outras mil para serem guardadas e mais trocentas coisas que rondam a sua mente.

Fácil, fácil, tudo o que foi despejado naquele “qualquer lugar”, simplesmente desapareceu da sua mente, certo? E voltar pra lá para guardar o que precisa, sequer passou pela a sua cabeça.
Você esqueceu completamente…

Pode ser que o cansaço faça isso com você, pode ser que você esteja sobrecarregada com tantas tarefas ou pode ser que a sua memória não funcione do jeito que gostaria.
Independentemente do motivo, viver assim se torna um problema, pois quando você mais precisar, não terá mais a lembrança de onde colocou as suas coisas ou dos compromissos que assumiu.

E aí, você entra num círculo vicioso que a cada dia complica mais a sua rotina, deixando você estressada e se sentindo incapaz de dar conta de tanta coisa.

Você pode não entender ainda que este padrão de comportamento não é proposital – daí a sua cobrança interna – , e mesmo tendo tentado, inúmeras e inúmeras vezes, resolver esta situação sozinha,  você acabou fracassando, desistindo e deixou tudo como está.

Para as pessoas que tem déficit de atenção então, criar um sistema que atenda às suas necessidades é fundamental! Sem falar que a vida se torna muito mais fácil de gerenciar.

No meu último post falei a respeito dos pilares da organização. E um deles é a estrutura.
Claro que isso envolve algumas mudanças nos seus hábitos, pequenas coisas que você faz todo santo dia e que não percebe o quanto te prejudica e te complica.

Desenvolver esta estrutura irá facilitar na hora de se organizar!
Veja aqui estas dicas:

1. Crie Um Plano Semanal Para As Tarefas
Ter controle sobre as tarefas é um desafio e tanto para quem tem déficit de atenção. Por este, motivo que criar um plano semanal pode ajudar você a se manter no caminho certo.

Durante o final de semana, escreva as tarefas – colocando em ordem de prioridade – , que precisam ser feitas na próxima semana em cartões ou post its e deixe bem visível, num local que com certeza você irá olhar.
Se você viver com alguém, converse a respeito de como estas tarefas serão distribuídas, decidindo o que cada um fará.

2. Assuma o controle
Se uma ligação ou qualquer outro pedido do seu marido distrair você da tarefa na qual está trabalhando, eleja algum objeto para lembrá-la e fazer com que volte para o caminho, focando no que é importante.
Se preferir, pode utilizar também um post it mostrando o que você está fazendo. Lembre-se que dizer não é necessário.

3. Simplifique “As Etapas Finais”
Para quem tem déficit de atenção, finalizar uma tarefa se torna a parte mais complicada.

Se você gosta de cozinhar, sabe que da trabalho pois ao terminar tem um monte de louça para lavar, não é? E, provavelmente, você acaba deixando de lado para “lavar mais tarde” e não volta.
Resultado? Um acúmulo de louça no dia seguinte.
Outro exemplo: você ama pintar, se entrega totalmente ao seu poder de criar, mas quando chega a hora de lavar todos os pincéis – a etapa final – você fica entediada e deixa para depois… Fica lá no tanque por dias e dias…

Para ajudar com a organização, torne as etapas finais mais fáceis, para que desta maneira você não perca tanto tempo.
Simplifique!
Procure ao fazer uma tarefa, já observar o que pode ser adiantado para finalizar, criando um sistema mais prático.Perceba que deixar para depois só complica, assim agilize ao máximo!

‎Espero que tenha gostado deste post e que me diga nos comentários o que mais funciona para você.
‎Ah, compartilhe com uma amiga que tenha a mesma dificuldade, ok?

‎Até breve!
‎Beijo
‎Cintia

Não deixe de conferir os link que indiquei ao longo do texto, todos são super importantes para o seu processo de organização!
Se você não viu, vou deixar uma listinha aqui embaixo caso se interesse:

Todos os meus posts sobre como se organizar tendo deficit de atenção

Como dizer não pode simplificar a sua vida

Como organizar as tarefas diárias 

5 dicas para organizar o dia-a-dia (vídeo)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *