Como Se Planejar Para Realizar Um Projeto

É muito comum para as pessoas que têm TDAH terem alguns problemas quando se deparam com um grande projeto a ser feito.

Você está super ansiosa para começar mas o projeto é muito grande para fazer de uma tacada só. Com isso, você deixa de lado e a frustração logo bate. Ou talvez,  a enorme quantidade de passos a serem realizados para finalizar o projeto te deixe sobrecarregada e atordoada que você sem sabe por onde começar.

Soa familiar para você?

Recentemente, eu recebi um e-mail de uma moça pedindo a minha ajuda. Ela escreveu que gostaria de criar um mini “home office” dentro do quarto dela mas estava tendo problemas para finalizar o projeto.
Conversamos e percebemos que na verdade, ela estava tendo problemas para iniciar.

O projeto parecia bastante simples. Tudo o que ela teria que fazer era colocar uma escrivaninha para dentro e conectar o seu computador a internet.

Mas, alguns obstáculos continuavam a aparecer.

Primeiro, para dar lugar a uma mesa, ela se deu conta de que teria que mover uma esteira que estava dentro do quarto há anos e que nunca foi usada. A esteira parecia muito grande para caber em qualquer outro lugar da casa e claro, muito pesada para ela arrastar sozinha.

Segundo, ela só tinha uma tomada para plugar o que quer que fosse dentro do quarto (apartamento antigo!) e a sua TV já estava conectada. Assim, seria necessário criar mais um ponto para que o computador fosse instalado.

E finalmente, ela teria que comprar cestas ou organizadores para deixar os seus papéis todos em ordem, mas não tinha a mínima ideia do tipo e qual tamanho teria que comprar .

Não ajudou em nada saber que ela se sentia atordoada dentro de uma loja para artigos de escritório, porque ela não consegue decidir o que escolher com a variedade de opções.

Bem, vou te assegurar assim como assegurei a ela que tudo se resume a estabelecer prioridades e traçar um plano de ação.
Ficou curiosa em saber o que fazer?
Fique aqui comigo até o final que você vai entender como tudo fica mais simples quando nos organizamos e nos planejamos.

Não é um bicho de sete cabeças! Acredite.
Vamos lá? 

 

ESCOLHA UM ÚNICO PROJETO PARA TRABALHAR

Qual é o projeto mais importante que você tem que realizar agora?
O que te daria mais satisfação ao completar?
O que absolutamente precisa ser feito?
Pegue “este” e deixe de lado os outros por um tempo.

CRIE UM PLANO DE AÇÃO

Ficar pensando sem parar nos passos a serem dados para fazer o projeto, acaba tornando ele muuuuito maior e chato.
Ao invés disso, “quebre” o projeto em partes menores. Escreva exatamente o que precisa ser feito para concretizar o mesmo. Assim que você determinar a data em que cada tarefa será feita, marque logo no seu calendário.

Vou continuar dando como exemplo, essa cliente que queria criar um home office dentro do quarto, para você ter uma ideia de como seria criar um plano de ação para isso.
Esse plano seria algo assim:

• Mover a esteira

• ‎Chamar um eletricista para criar um novo ponto de tomada.

• ‎Organizar a mesa de trabalho/escrivaninha

• ‎Comprar os organizadores

• ‎Colocar a mesa de trabalho dentro do quarto

Quando você divide a tarefa dessa maneira, o projeto não parece mais tão assustador, não é verdade?

ENTRE EM AÇÃO

Analise o que precisa ser feito para completar cada tarefa, tomando as decisões necessárias e assim por diante.
À medida que você avançar em direção para completar a tarefa, tenha consciência de que seu plano inicial de ação poderá mudar.
E isso está tudo bem, é normal. Você precisa ser flexível para poder aproveitar as novas ideias e informações que irão surgir!
Lembre-se que imprevistos sempre acontecem…

Realizando o plano de ações:

– Movendo a esteira –

Não tem como tirar a esteira do quarto enquanto você não decidir o seu novo destino na casa, certo?
Assim, dê uma olhada no seu espaço para ver onde melhor ela se encaixaria.
Você percebe que só há espaço para colocar na lavanderia mas mesmo assim iria atravancar muito o espaço. Ou seja, esse espaço só daria para um modelo mais recente, o dobrável.

Manter a esteira na lavanderia parece uma boa ideia porque assim você pode se exercitar e ficar de olho na máquina de lavar. Com isso não mais esquecer que precisa pendurar as roupas.

Você decide se desfazer da esteira antiga e comprar uma nova que caiba na lavanderia quando não estiver em uso.
Depois de pesquisar algumas lojas, você decide encomendar uma e doar a sua antiga para um amiga.

– Chamando o eletricista para instalar o novo ponto de tomada –

Já que o eletricista estará na sua casa, você pode pensar se precisa de mais alguma coisa relacionada a esse tipo de serviço, como ter um novo ponto de tomada dentro do escritório.

– Organizando sua mesa de trabalho –

Encontre um dia na sua agenda que esteja relativamente mais livre para reservar uma parte da manhã ou da tarde para completar este projeto.

Descarte todos os papéis antigos e que não sirvam para mais nada, cheque as canetas, lápis e tudo o mais que pertencer à sua mesa de trabalho.
Deixe somente o que for necessário e que será usado.
Decida quais organizadores irá utilizar e se está faltando algum material para o seu novo “home office” para você poder anotar o que é essencial comprar.

– Comprando os organizadores –

Veja na internet os sites que forneçam esses organizadores e que entreguem num prazo de 3 à 5 dias.
Não fique obcecada nessa busca! Limite um tempo para esta ação e coloque um alarme para te lembrar disso.
Você poderá inserir novos organizadores depois que tudo estiver instalado.

– Colocando a mesa dentro do quarto –

Pegue um dia e uma hora com o qual você possa contar com uma pessoa forte e que esteja disponível para ajudar você (seu marido, vizinho, amigo ou porteiro).

Ta-da! Em menos de uma semana, o projeto inteiro estará pronto.

Aproveite!

Sua mesa de trabalho já está instalada no quarto, seu computador está ligado à internet e você tem uma nova esteira na lavanderia.
Agora, pode trabalhar tranquilamente no seu novo “home office” e voltar a se exercitar de novo!

Bem, essa é uma pequena amostra de um plano de ação.

Uma vez que o seu plano tome forma, escreva cada passo na sua agenda ou em lugares sempre visíveis para você!

O plano de ação para este projeto (novo home office) ficará algo como isso aqui:

Dia 1: Encomendar e agendar a entrega da nova esteira.

‎Dia 2: Agendar o dia da instalação do novo ponto de tomada. Este dia terá que ser agendado depois que a esteira seja removida para que o eletricista alcance a parede onde a tomada ficará.

‎Dia 3 (das 7:00 às 9:30): Dar uma olhada na sua mesa e decidir quantos organizadores irá precisar. Limpar e organizar a mesa. Fazer uma lista do material que está faltando.

• Dia 4: Reservar um tempo para limpar o espaço onde a nova esteira ficará na lavanderia já que ela será entregue amanhã.

‎Dia 5: A nova esteira foi entregue e a velha sai. Coloque a mesa de trabalho/escrivaninha dentro do quarto. Os organizadores já podem ser colocados.

‎Dia 6: O novo ponto de tomada já está pronto. Mova a mesa de trabalho/escrivaninha para o seu local definitivo e instale o computador e comece a trabalhar!

O que você achou desse plano de ação?
Muito mais fácil e gostoso se organizar assim, não é verdade?

Se você acha que esse texto pode ajudar outra pessoa, não deixe de compartilhar com ela e espalhe a organização por ai.

Beijos,

Cintia.

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