Como Se Organizar
em 3 Passos

É bem provável que só de escutar a palavra organização você sinta um calafrio, não? Você sabe o que tem que fazer mas por alguma razão, a tarefa mais simples se torna um tormento e a frustração logo bate por você não conseguir finalizar nada.

De tantas tentativas frustradas acaba deixando pra lá o que precisa ser feito, pensando que não fará mais diferença alguma.

Bem, talvez você ainda não saiba, mas adultos com TDAH têm grandes problemas em realizar tarefas com o máximo de eficiência e com esforço mínimo.

Você não tem TDAH ou sequer sabe o que isso significa? Não tem problema! Fique comigo até o final pois VOCÊ VAI APRENDER A SE ORGANIZAR EM 3 PASSOS:

Aqui está um sistema bem simples para você se tornar um mestre do seu tempo e da sua agenda. Vamos lá?

 

PASSO 1 : CRIE UMA LISTA PRINCIPAL

Junte todos os lembretes, tarefas e eventos – desde coisas grandes como planejar um casamento, escrever um livro até as tarefas mais simples, como pendurar um quadro ou ir a lavanderia – e compile tudo numa única lista.

Quebre cada tarefa em simples passos.

Ao invés de colocar “comprar um carro novo”, descreva o que você tem que fazer para que isso aconteça, como: pesquisar modelos, calcular até quanto pode gastar, determinar o valor de venda, ir à concessionária.

Marque com um A as tarefas que sejam super importantes, de alta prioridade. As de menor prioridade – “se eu tiver tempo”-, marque com um B ou C (pouco provável). Você também pode usar números ou cores,  o que for melhor para você.

Agora, transcreva essa lista para o seu celular. Eu utilizo o Google Keep para anotar tudo que preciso lembrar. Ele é ótimo porque sincroniza com todos os seus dispositivos e você ainda consegue abrir no computador. Uma lista digital/computadorizada é bem mais fácil de atualizar e visualizar do que uma que esteja no papel.

PASSO 2: PREPARE SUA AGENDA

Sente-se com a sua agenda, seu planner, tablet ou celular e insira as datas e horários de coisas específicas, tais como – aniversários, compromissos sociais e/ou profissionais, reuniões, uma semana de cada vez.

Agora, insira todas as tarefas diárias e semanais que você faz rotineiramente. Como fazer compras no supermercado, exercícios, salão de beleza, farmácia, etc.

Voila! Você tem uma agenda que mostra quanto tempo disponível você tem para executar essas tarefas da sua lista principal (passo 1).

PASSO 3: JUNTE TUDO

Descubra o seu plano de ação diário, observando os compromissos agendados na sua agenda e as prioridades A e B da sua lista principal que são possíveis realizar nesse dia.

Ao estabelecer as tarefas de alta prioridade, você pode ajustar aos seus compromissos agendados, considerando esses pontos:

1. Planeje fazer menos do que você pensa em caso de ficar presa no trânsito, ter alguém doente em casa ou qualquer outro problema imprevisível.

2. Reserve tempo suficiente para as refeições e o trajeto de um compromisso para o outro.

3. Faça um mix de tarefas que sejam altamente cerebrais e outras menos. Você não vai querer ter um dia repleto de coisas difíceis para fazer.

Escreva a lista final (realística) no seu planner, no google keep (tablet ou celular) ou se preferir, escreva num bloquinho e carregue com você.

Se novas tarefas surgirem durante o dia, não se esqueça de inserir aonde você anotou. Assim, você não fica perdido nas tarefas e sem tempo.

Não deixe de rever as suas prioridades da lista principal uma vez por semana, assim você pode deletar as tarefas feitas e adicionar outras novas.

Até breve!

Beijos,
Cintia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *