Como Organizar As Tarefas Diárias

Quantas vezes alguém chegou para você e disse: você não é normal! Como que você não consegue se organizar? É algo tão simples.
Acredito que esteja cansada de escutar isso das pessoas, mesmo aquelas que te conhecem e convivem com você, como seus pais, marido ou amigos…

Sim, estas pessoas tão queridas não vão te entender até porque não tem a mínima ideia do quanto você sofre por não se “ajustar aos padrões”, não é verdade?
E o padrão para elas é fazer tudo de uma maneira que não fuja do que as pessoas estabelecem como o “normal”.
Certo ou errado? Nem certo nem errado.
Para que a gente funcione bem, primeiramente, é necessário uma pitada de autoconhecimento, ter um olhar mais apurado sobre como a gente processa as coisas e claro, como podemos aprender melhor.

Todos nós temos pontos fortes e outros que precisam ser trabalhados para que funcionemos muito melhor.
Assim, pense nos seus pontos fortes. Quais são eles? Como você pode utilizá-los a seu favor? O que você pode continuar fazendo que você sabe fazer muito bem?

Mas, tem um pequeno detalhe que com a minha experiência como Personal Organizer e Coach já percebi: “conselhos padrões” para lidar com a desorganização, tipo “faça a sua cama todo dia” ou “junte todas as suas meias quando tirar da máquina”, dificilmente irão funcionar para quem tem déficit de atenção (TDAH). Por que?

Na maioria dos casos, um quarto super organizado e roupas dobradas são coisas muito boas, – não vou negar -, mas você já se sente sobrecarregada só de pensar em focar por um longo tempo para ter tudo finalizado. E uma vez que a bagunça aumenta, parece que ganha vida própria – deixando você com um sentimento total de impotência, sem a mínima ideia por onde começar, não é verdade?

Então, o que você pode fazer? Como organizar as tarefas?

 

A chave para você se organizar de uma maneira “amigável” é a eficiência – fazer as coisas rapidamente e torná-las tão simples quanto possível.
Hoje neste post darei 3 estratégias para você colocar logo em prática. Portanto, fique comigo até o final!
Antes das dicas, proponho que você siga estes 4 pilares da organização:

1. Rotina: Não fique reinventando todo santo dia. Estabelecer uma agenda com as suas tarefas de organização/limpeza (e se ater à ela!) é a chave para manter a sua casa organizada por um longo prazo. Uma vez que você construa um hábito, fica muito mais fácil de controlar a bagunça.

2. ‎Estrutura: Estabelecendo regras e sistemas fáceis de serem seguidos (chaves do carro sempre penduradas no gancho ao lado da porta, por exemplo) ajuda a controlar o comportamento impulsivo e mantém a bagunça restrita a certas áreas tanto quanto possível.

3. ‎Limites: Proteja o seu espaço. Pessoas que são extremamente organizadas não devem dividir o seu espaço com aquelas que são perpetuamente desorganizadas – e vice-versa -, assim como o excesso de coisas da sua cozinha não deve parar no meio da sua sala de estar. Se você está constantemente ultrapassando os limites dos seus espaços, livre-se do excesso!

4. ‎Suporte: Não faça tudo sozinha! Quando estiver com dúvidas de como avançar, estenda a mão para pedir ajuda de quem consegue fazer.

Chegou a hora das dicas!

 

Vamos ver o que você vai implementar?
São 4 pilares e as dicas serão para você construir a sua rotina, o primeiro deles.

1. Faça Uma Tarefa Por Dia
‎A melhor maneira de fazer progresso na organização não é fazer algo gigante, mas sim despender pelo menos 15′ por dia para se trabalhar. Você pode estipular este tempo após o jantar ou antes de dormir, eliminando a bagunça de uma área pequena.
Pegue um mini projeto a cada dia. Separe as roupas que você não quer mais usar e estão guardadas faz tempo, dê uma olhada na despensa e retire produtos vencidos, etc.
Focando apenas numa tarefa não tão agradável por vez, fará você se sentir menos sobrecarregada. Além do que vai permitir que você elimine algo da sua lista de tarefas, o que é muito bom.

2. Termine Alguma Coisa – Qualquer Coisa -, Bem Cedo
Começar o seu dia completando uma tarefa de casa – uma pequena tarefa ou alguma coisa maior que ficou pendente na véspera – dá a você um sentimento de “conclusão”, tornando o seu dia mais significativo.
Não importa como será o seu dia ou o que terá que enfrentar ainda, você poderá dizer que terminou alguma coisa, o que lhe proporcionará uma grande satisfação e a motivará a continuar no caminho no dia seguinte.

3. Coloque No Seu Calendário
Não é suficiente escrever as suas tarefas numa lista de afazeres. Você precisa também inserir no seu calendário. Atribuindo a cada tarefa um dia específico aumenta as suas chances de terminar. Ao contrário, tendo uma lista “vaga”, você tem de 40 a 50 % de chance de não completar cada tarefa.
Agendar as suas tarefas aumenta as suas chances de completá-las em 70%!

Bem, estas foram as dicas para que você veja e entenda que será capaz de se transformar e obter os resultados que deseja.
Entre em ação, implemente as mudanças necessárias e seja feliz!

Gostou? Compartilhe com as suas amigas que precisam e me diga o que você gostou mais, ok?
Super beijo!