Como Manter a Organização

Olá, meus queridos!

Já estava com saudades de escrever aqui para vocês, mas como estava num trabalho de organização que durou cinco dias, foi impossível para mim chegar em casa e também escrever.

Neste meu trabalho como organizadora, as ligações que recebo vêm acompanhadas de muitas perguntas. A maioria das pessoas não sabe que organizar requer algumas habilidades. Muitos acham que arrumar é a mesma coisa que organizar.

Arrumar é o processo de colocar as coisas no lugar.

Organização trata-se do bom funcionamento da casa, não da aparência que ela tem.

“Como contratar alguém estranho para mexer nas minhas coisas?” – indagam alguns.

“Alguém para organizar? Pra que? Eu peço à minha secretária para fazer!”- falam outros.

“Ah! Isso é fácil! Qualquer mulher pode fazer!”- pensam alguns homens por não quererem gastar dinheiro com isso.

Mas, para quem não conhece , um trabalho de organização envolve primeiramente uma avaliação prévia do espaço a ser organizado. Tudo é feito de uma forma racional, com lógica, para que atenda às necessidades de cada morador da casa. Tornar um ambiente funcional é um dos objetivos. Nada é aleatório.

Organização é um processo. Implica tempo e raciocínio, esforço e motivação – e tudo isso requer algumas técnicas.

Mas, vamos falar agora do depois

Contratar um organizador profissional, com certeza irá atender ao problema da bagunça, do acúmulo. Mas, a bagunça é somente um sintoma. A causa está numa soma de traços de personalidade, modos de pensar e de se comportar. Daí a importância de que todos que morem na casa , se comprometam em mudar nestes aspectos. Somente a partir disso que a organização irá permanecer definitivamente.

Vamos ver algumas estratégias para que a bagunça não volte?

1 – A melhor maneira de se manter organizado é não deixar para depois o que você tem que fazer hoje. Adiar só fará com que as coisas a serem feitas se avolumem, fazendo com que você perca mais tempo e fique mais estressada. Combata a todo custo este mau hábito.
2 – Não deixe de lado, guarde. Qualquer coisa que você tirar do lugar, pergunte se é aí mesmo que tem que ficar. Se não for, guarde-a. Pode parecer trabalhoso e vai exigir mesmo de você uma grande dose de disciplina, mas logo logo, você incorporará este novo hábito, fazendo tudo naturalmente.
3 – Estabeleça regras para todos. Qualquer pessoa da casa deve arrumar a bagunça que causou, seja aonde for- no banheiro, na cozinha, no quarto e assim em diante.
4 – Todo dia é dia de arrumação. Com uma cesta, percorra a sua casa pela manhã ou à noite, recolhendo tudo o que estiver espalhado e levando de volta cada objeto para o seu lugar.
5 – Mantenha o lugar mais limpo do que o encontrou. Adote a prática de nunca sair de um espaço sem melhorar a sua aparência. Guarde ou jogue fora jornais e revistas. Feche portas e gavetas. Lave a louça suja. Faça logo a cama ao acordar. Guarde a louça e as roupas que precisavam “respirar”.
6 – Determine limites para as bugigangas. Não armazene várias sacolas de plástico, potes de margarina, sorvete, iogurte. Pergunte à você mesma de quantos na verdade necessita. O resto, mande para a lixeira ou passe adiante.
7 – Organize seus papéis periodicamente, evitando o acúmulo e a temível bagunça.
8 – Sempre que comprar algo novo, sai algo velho. Aplique esta regra a tudo.

Bem meus queridos, à princípio pode parecer difícil, mas perseverando, as recompensas e os benefícios são imensuráveis.

Ou você ainda tem dúvida do que é melhor: passar horas procurando algo que se quer e não encontrar ou saber onde está cada coisa?

Só depende de você querer MUDAR.

Continuarei depois com outras dicas,ok?

Beijos e até!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *