Como dizer não pode
simplificar sua vida

Provavelmente, você é daquelas pessoas prestativas que sempre diz sim para todos e não sabe como dizer não, e com isso, acaba dizendo que não sobra tempo para nada, não consegue realizar suas tarefas e as reclamações quase sempre são as mesmas e as consequências também.

Se você se interessa por esse assunto, em como dizer não, me responde uma coisa: “Quantas vezes você se voluntariou a fazer algo que não queria e muito menos tinha tempo para tal?
E o pior é que sequer parou para pensar se poderia ou não abraçar mais um compromisso, não é verdade?  Isso acontece com frequência?

Muitas vezes, são situações aparentemente “nada comprometedoras”, como dizer “sim” para organizar as festas de final de ano na sua casa, ajudar sua amiga em alguma tarefa, ir no supermercado ou farmácia para algum parente  e por aí vai.
Ou então, você adora estudar e tem uma energia sem fim  que acaba se matriculando em um bando de cursos mas não consegue aproveitar nenhum direito.
Ou, todos sabem que você adora fazer favores às pessoas e claro, é a primeira a ser requisitada – sempre.

Pare e pense, por favor!

Quantas vezes você foi a lugares que não queria ir, fez coisas que não queria fazer ou passou um certo tempo com pessoas que você não tem nem afinidade/gosta?

Mas, tudo isso por que?
Para não parecer uma pessoa “não legal” ou egoísta?

Se você está aqui, tenho certeza que já percebeu como não dizer não acaba te desgastando tanto mentalmente quanto fisicamente e acredito que você já está cansada disso tudo, desse papel de “amigo salvador” quando as coisas estão erradas na vida dos outros e a sua vida estando de pernas para o ar.

Pode ser que dizer sim nessas situações pareça mais fácil do que dizer NÃO, mas quando você se der conta de que isso lhe exigirá mais tempo, aí complica.

Nesse artigo você irá aprender:
– o porquê de não conseguir dizer não;
– o que fazer quando te pedirem um favor;
– 12 maneiras simples e educadas de dizer não.

Você consegue entender o porquê de não dizer NÃO?

Talvez, você possa dizer sim a algo que à princípio soe maravilhoso antes de pensar se poderá ou não abraçar mais uma atividade.
Talvez, você goste mesmo de agradar e de ajudar mas tem sérias dificuldades em estipular limites.
Talvez, você tenha interesses tão variados que não consiga escolher e acaba dizendo sim a tudo que aparece.

Bem, com um padrão de comportamento como esse, de querer abraçar várias tarefas e onde a sua impulsividade impera, fazer com que você coloque freios está bem distante de acontecer.
Já percebeu onde quero chegar, não? Quais são os impactos negativos de não dizer NÃO?
Se você continuar agindo dessa maneira, o seu tempo sempre estará curto e comprometido.

O que fazer então já que tudo parece importante e urgente?

Fique aqui comigo que eu vou dar algumas sugestões para você aprender a dizer não e ter o controle da sua vida de volta ,ok?

1. LEVE UM TEMPO NA HORA DE DECIDIR

Talvez, a sua impulsividade e a hiperatividade façam você sentir que dois segundos levam uma eternidade. Assim, respire fundo, dê uma pausa e aí sim, responda: “Eu gostaria de pensar a respeito quanto a sua oferta e depois te falo.”
Se tiver que deixar para o dia seguinte, faça isso.

2. LISTE SUAS PRIORIDADES POR ORDEM DE IMPORTÂNCIA

Para a maior parte das pessoas, eleger o que é prioridade pode ser tão doloroso e difícil quando prestar atenção a uma palestra chata. Assim, você pode criar uma escala de importância, observando a tarefa que lhe trará mais resultados e que também esteja alinhada aos seus valores.
Por exemplo: Se você prefere passar mais tempo com o seu filho na parte da manhã, coloque o seu trabalho voluntário para fazer na parte da tarde.

3. NÃO DIGA SIM APENAS PARA SER LEGAL

Muitas vezes, nos sentimos na obrigação de fazer algo por ser alguém próximo da gente. Por exemplo: Você está saindo do trabalho para ir ao médico e seu chefe pede para você pesquisar algo pessoal para ele. Seja assertiva e diga não pois senão se atrasará para a consulta.

12 maneiras simples e educadas de dizer não

Dizer não a um pedido de alguém que você gosta, ama, admira ou odeia decepcionar é difícil, eu sei. Até porque, talvez essa pessoa realmente precise de ajuda ou talvez essas pessoas sempre dependeram de você.

Mas, como você vai viver bem consigo mesma se no seu dia a dia você mal tem tempo de parar e respirar e fazer as suas coisas?

Você deve estar pensando agora: verdade, é verdade mesmo tudo o que ela disse até agora. Mas como dizer não sem destruir uma amizade ou uma relação de trabalho?

Com o meu trabalho de Organizer Coach, eu percebi e aprendi que quando eu proponho algo novo, uma tarefa nova para o meu cliente ele tem 3 respostas possíveis:

“Sim, eu estou disposto a fazer isso.”
“Não, não estou disposto a fazer isso agora”
“Não, não estou disposto a fazer isso, mas eu estou disposto a fazer algo diferente.”

Todas essas 03 respostas são totalmente válidas. Não há porque ter vergonha ao recusar um pedido. Na verdade, isso é ótimo quando acontece, pois o cliente tomou uma decisão consciente ao pensar nessas opções.

No nosso mundo, é normal que o “não” seja recebido com menos entusiasmo, então faz sentido “pisarmos em ovos” quando formos recusar um pedido.

E aqui vai uma dúzia de maneiras simples para você responder de forma educada e firme:

1. “Muito obrigada por perguntar, mas infelizmente minha agenda está completa/cheia esse dia (semana ou mês)”

2. “Nossa, isso parece uma ótima oportunidade para você! Estarei torcendo por você enquanto “realizo tal tarefa” nesse dia”.

3. “Eu tenho medo de ter dito “sim” para muitas coisas e agora me sinto forçado em te dizer não”.

4. “Eu adoraria participar, mas esse não é o meu ponto forte. Talvez no próximo ano”.

5. “Que droga! Queria que você tivesse falado/mencionado isso antes. Acabei de marcar outro compromisso para esse dia.”
Se te pediram ajuda para algum evento, você ainda pode completar dizendo: “você tem a data do próximo evento? Com antecedência suficiente, talvez eu possa te ajudar”.

6. “Estava muito difícil conseguir um tempo para passar com a minha família, então tomei uma decisão de passar mais tempo com ela à noite. Com isso, não estarei disponível”.

7. “Nesse momento, eu estou com vários outros projetos em andamento e infelizmente não vou conseguir dar a devida atenção que o seu projeto merece”.

8. “Vou verificar na minha agenda, mas acho difícil conseguir. Este mês / semana / dia está absolutamente fechado.”

9. “Você me conhece e sabe que eu tenho déficit de atenção. Eu acabei procrastinando vários projetos que são para as próximas duas semanas e agora eu não tenho escolha senão focar apenas neles”.

10.  “Isso não está em minhas prioridades no momento, mas vou manter isso anotado e pensarei sobre o assunto”

11. “Neste momento eu não posso me comprometer com isso, estou com outras prioridades. Obrigada!”

12. “Estou honrado que você acredita em mim para te ajudar, mas há outras pessoas que são melhores e até especialistas que podem te ajudar a realizar essa tarefa”.

Viu como é fácil?
Me diz ai nos comentários qual é a sua maneira mais criativa em dizer não sem estragar relações?

Até breve!

Beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *