Ah! As Gavetas…

ORGANIZAÇÃO DAS GAVETAS

É impressionante como abrindo as portas do nosso armário, inevitavelmente mostramos e MUUUUITO de nós, da nossa personalidade, dos nossos gostos, do nosso íntimo.

Não poderia ser diferente com as nossas gavetas, não é mesmo? Só que “nelas” guardamos (ou escondemos?) os nossos segredos, os nossos desejos e também, todas as recordações possíveis e imagináveis de TODAS as fases de nossas vidas.

Por que será tão penoso para nós, nos desligarmos de coisas que não tem mais o menor sentido ou valor? Por que deixar que estas coisas roubem o nosso espaço físico, emocional e mental?

Será que compensa tanto empenho em nos agarrarmos à TUDO? Isso não quer dizer que não possamos ter algumas coisas como recordação de uma época boa, mas se torna um problema, quando achamos que tudo nos fará falta!!!!

E tem lugar melhor de guardar estas coisas “impróprias” do que dentro das gavetas?

Seja honesta consigo mesma e pergunte: Para quê guardar? Serve para alguma coisa? Há quanto tempo estava guardado e nem me dei conta?

Indo agora em direção ao nosso foco aqui- organização – controle das coisas – ter espaço para o novo que entrará sem entulhar, que tal incorporar desde já estas dicas de como organizar e manter todas as suas gavetas na mais perfeita ordem ?

Bem, em primeiro lugar, a organização deve funcionar para VOCÊ. Você que encontrará a melhor solução. Como cada um tem uma rotina, um necessidade e preferências diversas, o que funciona para mim , pode soar estranho à você.

Geralmente colocamos nas gavetas lingeries, camisetas, pijamas, malhas, biquínis, roupas esportivas,etc. A gaveta de tralhas será um capítulo à parte, ok?

PRIMEIRO PASSO

Esvazie a gaveta para você identificar o que tem e separar em grupos. As categorias podem ser as seguintes:

Roupas de baixo
Pijamas e Camisolas
Camisetas
Roupa Esportiva
Jeans, Bermudas ou Shorts
Camisas Esporte
Malhas e Pulôveres

SEGUNDO PASSO

Verifique em todas as categorias as peças que você usa e as que não usa ou não servem mais , incluindo pés avulsos de meias, roupas íntimas velhas e apertadas.
Tente reduzir o que tem àquilo que de fato usa. Separe as outras para doação ou lixo.
Depois, destine à cada gaveta uma função: meias e roupas de baixo, camisetas, shorts e pulôveres, por exemplo.
No comércio existem lojas que vendem divisórias para as gavetas, especialmente para as miudezas ( outra história…)

TERCEIRO PASSO

Organize as peças por cor ( da mais clara à mais escura ou ao inverso) e por ordem de preferência (de como será mais funcional dentro da sua rotina ).
Para roupas íntimas, utilize as colméias. Deste modo, você não deixará as peças pequenas “soltas “na gaveta.

Se preferir, coloque as peças lado a lado. Sutiãs de bojo não podem ser dobrados!!!

Para as camisetas, não faça pilhas. Dobre-as do mesmo tamanho e dobre agora ao meio, sem forçar. Organize-as como um fichário. Você irá visualizar cada peça, sem ter que vasculhar o que quer vestir.

Não deixe a bagunça se instalar novamente, “visitando ” pelo menos uma vez por mês as gavetas. Peças novas que forem entrar, escolha uma mais antiga para sair.

Incorporando este “novo” hábito, você manterá as suas roupas sempre organizadas!

Bem, meus queridos,coloquemos agora em prática!

Beijos e até breve!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *