Acabe Com A Bagunça Colocando Limites Nela

Hoje em dia, a maioria das pessoas se encontra num ritmo frenético, onde equilibrar tantas tarefas e funções se torna um desafio muuuuito maior.

Agora, pense em você. Como você funciona? O que faz para facilitar ou dificultar a sua vida? Quais os limites que você coloca em si mesma para não se perder?

Estou falando sim, de limites, e talvez você não goste muito. Mas é necessário abrir a mente para aceitar sugestões que vão contribuir para simplificar o seu dia a dia.

Vamos ver como você pode fazer? Acabe com a bagunça!

 

1. ACABE COM A DESORDEM NA FONTE

•Estabeleça uma regra de ouro para lidar com a bagunça: se você trouxer dois pares novos de sapato para casa, pelo menos um antigo deve sair. Esta mesma regra se aplica a todos os outros itens da casa.

• Se você for o tipo de pessoa que adora uma feirinha, um brechó ou loja de antiguidades, mantenha as mãos no bolso para evitar de comprar coisas desnecessárias que só contribuem para aumentar a bagunça.
Saiba que existe uma conexão forte entre tocar e comprar um item.

• Se a bagunça tende a cobrir mesas e cômodas, torne estas áreas menos convidativas. Após limpar a mesa do jantar que foi servido, ponha logo a mesa para o café da manhã – tipo restaurante -.
Não apenas ficará bonito mas prático e elimina de cara a possibilidade de “encher” a mesa de jantar com coisas que não devem ficar nela.
Faça a mesma coisa com a sua mesa de cabeceira. Faça um arranjo decorativo bonito para ocupar o espaço e mantenha apenas isso!

2. DESIGNE UMA GAVETA PARA ITENS DIFERENTES ( “GAVETA DA BAGUNÇA”)

Não se prenda a tantos detalhes. Muita vezes é complicado criar categorias, tipo: gaveta para CD’s, para parafusos, para canetas, cola, etc.

Isso pode desmotivar você a manter o esforço em se organizar.
Para prevenir isto, designe uma gaveta para estes itens “perdidos” pela casa. Assim, caso você não saiba para onde ele deva ir, coloque-o na gaveta.

Quando a gaveta estiver cheia, faça a seleção. Use o que puder e descarte o resto.
‎Inicie o processo quando precisar.

3. ADMINISTRE O SEU E-MAIL E AS CORRESPONDÊNCIAS

• Para eliminar o lixo da sua caixa de entrada, deixe de se inscrever em sites desnecessários, aqueles que você acaba não abrindo nenhum e-mail e só fica acumulando…
Use um aplicativo, tipo pocket, para criar um local onde você salva o que que ver em cada site e depois pode acessar quando quiser e em qualquer dispositivo.

• Estabeleça apenas um único local para colocar as correspondências. Nada de deixar tudo espalhado pelos quatro cantos da casa!
Sim, pilhas de papel se formam rapidamente mas tendo pelo menos um único local, ficará mais fácil para você saber onde estão quando desejar lidar com elas.

• Não abra correspondência de propaganda.
Geralmente, cada uma contém de 4 à 7 papéis dentro!
‎ Do jeito que veio, leve para um local que recicle papel.

4. MANTENHA ITENS RELACIONADOS JUNTOS

• Mantenha itens que são usados juntos, próximos um do outro. Desta maneira, você não precisará ficar catando as coisas que precisa para efetuar uma tarefa/trabalho (sem falar que será menos provável sair para comprar algo que já tenha).

Por exemplo: material para embrulhar presentes podem ficar todos no mesmo local, tais como – papel de presente, fita durex, cola, tesoura, laços e etc.

E aí, gostou das dicas de hoje?
Repare que são dicas simples mas que envolvem também certas mudanças nos seus hábitos.

Mas, caso você ainda tenha uma certa resistência em mudar os hábitos, pense no que ganha e no que perde! Qualquer coisa, é só me chamar para conversarmos.

Lidar com a bagunça fica muito mais fácil quando colocamos limites.
Coloque nos comentários as suas dúvidas, sugestões e o que precisar, ok?
E não deixe de compartilhar com a sua amiga que luta para se organizar.

Até breve!

Beijos

Cintia

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