7 Dicas Para Você Se Organizar No Fim De Semana

Você acredita que tem que aturar a estressante desordem da sua vida?
Já tentou inúmeras vezes se organizar sozinha e a cada tentativa se frustrou?

Muitas vezes, somente implementar um sistema de organização não será o suficiente e o mais efetivo para você.
Mudar pequenos hábitos que te atrapalham – e que você nem se dá conta – podem trazer excelentes resultados.

Quer saber o que está por trás disso?

Muitas vezes, deixamos de agir porque idealizamos uma determinada maneira para fazer alguma coisa e se não for dessa maneira idealizada deixamos de fazer. Não conseguimos dar um pequeno passo em direção aquilo e paralisamos.
Isso é uma questão do famoso perfeccionismo!

Você se sente incapaz de fazer o que é preciso para ficar um pouco mais organizada porque você se preocupa em não conseguir ficar perfeitamente organizada.
Saiba porém que mesmo pequenas mudanças podem te trazer grandes melhoras.
Vamos lá?

1. Lute contra a tendência de se (super)comprometer
A cada novo compromisso assumido, desista de outro. Por exemplo: se você concordou em se tornar a organizadora de um grupo de corrida, deixe de lado a função de assistente do síndico.

2. Quebre o hiperfoco
Ajuste um alarme no celular, um timer de cozinha ou o relógio do computador toda vez que iniciar uma nova tarefa. Se você tende a ficar horas no Instagram, você precisa desse tipo de ajuda.

3. Entre para um grupo de apoio ao TDAH (se você tiver, lógico)
Grupos de apoio ao TDAH dão muito mais do que o suporte emocional.
Por exemplo: os membros podem contar uns com os outros na hora de realizar tarefas entediantes, como preencher relatórios de trabalho, fazer o Imposto de Renda. Assim, cada pessoa do grupo – um de cada vez- dedica 15′ à tarefa que precisa ser feita e depois retorna para receber os elogios e parabéns de cada um

4. Pare de sofrer a respeito de itens pequenos
O que fazer com cartões de aniversário antigos, pilhas velhas, fios e cabos não identificados, parafusos mil e assim por diante? Jogue tudo dentro de uma gaveta para “amadurecer”. Assim que ela estiver cheia, você poderá classificar os itens. Fique com que você pode usar e descarte o resto.

5. Crie uma “estação”para os seus pertences”
Próximo à porta da entrada social ou à de serviço, se preferir, deixe à mão tudo que cada membro da família precisa para sair de casa.
São itens como: bolsas, mochilas, óculos, celular, chaves, etc. Esta estação pode ser uma estante com nichos para cada pessoa, mais ganchos para pendurar casacos e um banco para colocar os sapatos embaixo.
O importante é deixar tudo à mão e fácil de achar para não perder tempo ao sair.

6. Prepare seu “look” na noite anterior
Escolha o look completo que vai usar de manhã na véspera e pendure tudo num cabide. Você vai se arrumar todas as manhãs muito mais rápido.
Esta estratégia serve tanto para mulheres quanto para homens e é extremamente útil para trajes mais formais.

7. Faça bom uso daqueles minutos “perdidos”
Não espere ter looooongos períodos de tempo e ininterruptas horas para lidar com tarefas de organização. Em poucos minutos você pode limpar sua caixa de e-mails, colocar uma cesta de roupas para lavar, passar algumas peças fáceis, lavar e guardar a louça, etc. E observe como otimizar este tempo: enquanto você já iniciou uma tarefa, veja outra que possa fazer num curto período de tempo.

Lembre-se que o mais importante é você entrar em ação mesmo você dando pequenos passos!

Até breve!

Beijos,

Cintia

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